Banner

Marcadores

1

2

3

4


5

AddThis Smart Layers

Rio de Janeiro

Santa Sé


terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Arquidiocese de Belo Horizonte e Ordem Carmelita reprovam atos de grupo sectário em paróquia da capital mineira








.









.







Quem somos?
English
Español
Enciclopedia Católica
Siga-nos:





Notícias
Recursos
Comunidade
Ferramentas
Início » Notícias » Controvérsia
Arquidiocese de Belo Horizonte e Ordem Carmelita reprovam atos de grupo sectário em paróquia da capital mineira

21 comentários


37


Frei Evaldo Xavier, ao fundo a Igreja Nossa Senhora do Carmo (foto: Arquidiocese de Belo Horizonte)

BELO HORIZONTE, 29 Jan. 14 / 12:02 pm (ACI).- A Arquidiocese de Belo Horizonte e a Ordem do Carmo divulgaram neste 28 de janeiro um comunicado oficial lamentando e condenando os incidentes ocorridos no domingo passado, 26 de janeiro, na Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, na Zona Sul da cidade, quando um grupo de pessoas impediu de forma agressiva a celebração de uma Missa.

Segundo os manifestantes, a confusão foi provocada para evitar a suposta ‘remoção’ do religioso carmelita Cláudio Van Balen. A celebração, que iria ser presidida pelo pároco da Igreja, Frei Evaldo Xavier Gomes, em ação de graças por sua recente eleição como prior da Província Carmelitana de Santo Elias ocorreria às 11:00 da manhã, horário em que normalmente celebra o frade holandês.

Há muitos anos em sua ação pastoral e em diversas interversões públicas Frei Van Balen tem defendido o aborto, o casamento homossexual, o fim do celibato sacerdotal, a mudança radical da estrutura hierárquica da Igreja, assim como o divórcio, a homossexualidade e apresentou uma constante aproximação ideológica de cunho marxista, condenada há anos pela Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé, às lutas e protestos populares.

Outro exemplo de sua heterodoxia, o religioso holandês, querido por tantos pelas suas posturas liberais, modifica os textos da Sagrada Escritura e a própria estrutura litúrgica dos sacramentos, além de dar a comunhão a divorciados em segunda união ou pessoas publicamente em situações irregulares. Para seus seguidores, estas atitudes mostram a abertura ao mundo moderno que a Igreja toda deveria ter.

Para afastar ainda mais a alegação de que o Pe. Van Balen estava sendo removido ou condenado, o próprio estava convidado a participar como concelebrante, mas rejeitou, e segundo seus seguidores, divulgou por e-mail que seus superiores tinham decidido sua remoção da paróquia para envia-lo a Lagoa Santa, município da Zona Metropolitana de Belo Horizonte.

O comunicado conjunto dos Carmelitas e da Arquidiocese de BH afirma que os incidentes ocorridos configuram “desacato à Igreja de Belo Horizonte e ao novo provincial carmelita” e informa que “diante dos acontecimentos, define-se pela suspensão por tempo indeterminado da Missa celebrada aos domingos, às 11h, na igreja Nossa Senhora do Carmo”.

Sacerdote e assessor canônico e jurídico da CNBB, frei Evaldo Xavier, foi eleito prior provincial da Província Carmelitana de Santo Elias durante o capítulo provincial, no dia 22 de janeiro, em Belo Horizonte (MG).

A reação imediata da Arquidiocese e da Ordem foi gerada pela intensa agressividade com que uma centena de manifestantes impediram, aos gritos de “esta Igreja é de Frei Claudio”, a celebração no templo. Houve gritos, xingamentos, palavrões, bate-boca, invasão do presbitério, e tentativas de bater nos fies que queriam participar da missa, incluindo um grupo de crianças.

As tentativas de iniciar a celebração foram frustradas pela ação dos manifestantes que tomaram o presbitério e batiam no altar. O pároco, Frei Evaldo, começou a rezar o terço de joelhos diante da imagem de Nossa Senhora do Carmo junto com os fiéis, mas os seguidores de Frei Claudio tentaram impedir também o ato de oração multiplicando as vaias, gritando palavrões e batendo com força inúmeras vezes com as mãos no altar.

Até mesmo Polícia Militar tentou intervir, mas o pároco pediu sua retirada, pois a situação poderia piorar.

A suposta saída de Frei Claudio da paróquia, caso venha a ser confirmada pelas autoridades competentes, longe de ser uma anomalia constitui um prática comum na Igreja e a transferência ou remoção de clérigos esta prescrita no Código de Direito Canônico, nos cânones 190 a 196. Além de se tratar de um religioso que fez votos de obediência.

Por sua parte, Frei Evaldo Xavier afirmou que em toda sua vida sacerdotal jamais presenciou uma atitude tão agressiva e sectária como esta, que quebra a comunhão que deve reinar na Igreja.

Depois de impedir a celebração eucarística, o grupo de inconformados ainda discutiu dentro da igreja quais seriam as próximas atitudes a serem tomadas quanto aos protestos e cogitam até em pressionar o Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, para deixar o frade na Igreja que, segundo eles ‘é dele e de ninguém mais’.

Diante da lamentável situação, fiéis da arquidiocese mineira criaram uma fanpage para solidarizar-se com as medidas tomadas pela Arquidiocese de Belo Horizonte e a Ordem do Carmo. O endereço é:www.facebook.com/euapoiofreievaldo.

Leia a seguir, na íntegra, o comunicado da Arquidiocese e da Ordem Carmelita:

Comunicado – Paróquia Nossa Senhora do Carmo

A Arquidiocese de Belo Horizonte e a Província Carmelitana de Santo Elias – responsável pela Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no Sion - lamentam os incidentes ocorridos no último domingo, que gravemente prejudicaram a Celebração da Santa Missa às 11h, configurando desacato à Igreja de Belo Horizonte e ao novo provincial carmelita.

Diante dos acontecimentos, define-se pela suspensão por tempo indeterminado da Missa celebrada aos domingos, às 11h, na igreja Nossa Senhora do Carmo.

As igrejas devem ser sempre local de paz e fraternidade, de respeito e de fé, ambiente que favorece o encontro com Deus.





Compartilhar
Share on emailEmailShare on printfriendlyPrintShare on twitterTwitterShare on facebookFacebookShare on linkedinLinkedInShare on diggDiggShare on stumbleuponStumble
Mais opções


21 comentários


37


* Obrigado por seu comentário. O número de mensagens que podem estar online é limitado. A tamanho dos comentários não deve exceder a 1500 caracteres. ACI Digital se reserva ao direito de publicação das mensagens segundo sua idoneidade e teor. ACI Digital não se solidariza necessariamente com os comentários nem as opiniões expressas por seus usuários.

RECOMENDAMOS »

A Visitação da Virgem Maria

Ato Mariano | Orações

Defesa da Vida

Etapas da gravidez |Métodos naturais |Milagre Pró-Vida

Eutanásia
Por que NÃO à Eutanásia

Eucaristia

O que é a Eucaristia? |Frutos da Eucaristia |Os divorciados podem comulgar?








FEV
4

Católico em dia
4 de fevereiro de 2014
Evangelho:
Santou ou Festa: Santos Filôromo e Filéias (Mártires)

Você sabia que: O título de Cardeal foi reconhecido por primeira vez durante o pontificado de Silvestre I (314-335). O termo vem da palabra latina cardo, que significa "dobradiça".

Videos
O Papa: A Igreja é a casa da Alegria

























Ir al canal de YouTube »
Podcast

Evangelho
Santo
Homilia

Evangelho do dia
Marcus 5,21-43

Evangelho
Data
Marcus 5,21-43
02/04/14
Marcus 5,1-20
02/03/14
Lucas 2,22-40
02/02/14
Mais Popular

Lidas
Comentadas
Compartilhadas

1 Disney inclui "casal" gay em programa infantil e recebe duras críticas nos EUA
2 Papa exorta os consagrados a não estarem nunca fechados, mas sempre abertos à voz de Deus que fala
3 É errado pensar que os consagrados são “mais perfeitos” que os leigos, explica cardeal brasileiro
4 A Igreja e o mundo precisam dos consagrados que são fermento para o crescimento de uma sociedade mais justa e fraterna, diz o Papa
5 Amar, aceitar e respeitar a vida desde o seio materno, exorta o Papa Francisco


Assinar
Cancelar Assinatura

Siga-nos:

Facebook
Twitter
RSS




Recursos:
Aborto
AIDS
Apologética
Bento XVI
Bíblia
Catecismo
Controvérsias
Defesa da Vida
Documentos eclesiais
Família
Festas Litúrgicas

João Paulo II
Imagens
Igreja
Maria
Orações
Reportagens
Sacramentos
Santos
Todo ACI
Notícias:
Últimas Notícias
Vaticano
América
Brasil
Mundo
Vida e Família
Perfis
Controvérsias
Eventos
Arquivo
Notícias por e-mail
Comunidade:
Corrente de Oração
Histórias urbanas
Diretório Católico
Música
Cartões Virtuais
Ferramentas:
Seus favoritos
Faça de ACI sua página inicial
Logo e banner
Podcast / MP3
Recomende ACI
RSS
Ticker de notícias
Youtube
Grupo ACI:
ACI Prensa
ACI Digital
Catholic News Agency
Directorio Católico
Enciclopedia Católica
Móvil Católico

Direitos Reservados
© ACI Digital
Escreva-nos a:
acidigital@acidigital.com
Não acha tudo quanto está procurando?
Visite: Todo ACI









.

Um comentário:

Unknown disse...

http://www.acidigital.com/noticia.php?id=26620

  • -

 


Apoio


Blood Mney

Emocionante! Deus é perfeito!




Quis homo bonae voluntatis donut authenticum non ab homine, sed ab eo qui misericors. Cessationem omnium pax includit accipiat vester pugnat contra Diabolum crebri sociis gloriosa, idest mundi et carnis.
Mariae, Mediatricis omnium gratiarum adoratio Divini Infantis incumbentes nobis impetrent penetrationem omnia plena sunt.
Et dimisi explicabunt perspectivae, et psallam tibi caeli et universis animantibus quae Regina: Gloria in altissimis Deo, et in terra pax hominibus bonae voluntatis.

Photobucket


Et signum magnum apparuit in cælo: Mulier amicta sole, et luna sub pedibus eius et in capite eius corona stellarum duodecim.


Et peperit filium masculum, qui recturus erat omnes gentes in virga ferrea. Filius eius ad Deum et ad thronum eius et raptus.

Augusto de Piabetá - Blog Católico